Texto: João Mascarenhas | Fotos: Kuentro

BDLP. Banda Desenhada de Língua Portuguesa. O fanzine que surgiu de uma ideia gerada aquando da realização do Festival de Luanda de 2010. Numa conversa de amigos, Olímpio e Lindomar de Sousa e João Mascarenhas, em breves "traços" definiram o perfil do fanzine: autores lusófonos e escrito em português. O português tão igual e tão diferente, falado e escrito nos quatro cantos do mundo. Aquilo que nos diferencia é exactamente aquilo que nos une. Esta diversidade da própria língua portuguesa é bem patente no BDLP #2, onde participam autores de cinco países da CPLP. E o resultado é fantástico, com as pequenas grandes variações da língua, projectadas através da Banda Desenhada de autores angolanos, brasileiros, portugueses ou moçambicanos. A participação de Cabo Verde foi apenas gráfica, sem texto. É a festa da diversidade das palavras aliadas às imagens criadas em cada continente onde a língua é falada, escrita e desenhada.

E o BDLP nasceu. Editado em conjunto pelo Olindomar Estúdio de Angola e pelo Grupo Extractus de Portugal. O primeiro número viu a luz em 2011 e desde então é editado um todos os anos. Nesta breve vida, já permitiu aos editores orgulharem-se do trabalho dos cerca de trinta autores de cinco dos países da CPLP que participaram nos três primeiros números até agora editados. Trabalho aliás reconhecido em Portugal, onde o fanzine venceu o Prémio Nacional de Banda Desenhada do Festival AmadoraBD'2013, na categoria "Fanzine", e em França, onde foi nomeado para o Prémio da BD Alternativa do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême 2014.

Além da edição impressa, os editores decidiram disponibilizar uma versão digital, que pode ser acedida através do blog do fanzine: http://bdlp.blogs.sapo.pt. Assim, aquando da saída de um novo número, o anterior é disponibilizado neste endereço electrónico. O intercâmbio que este projecto tem permitido entre autores de Banda Desenhada de alguns dos países da CPLP, fazem com que os editores estejam já a preparar novos e diferentes voos futuros. Estes, a concretizarem-se como esperamos, permitirão um maior enriquecimento aos autores participantes, quer a nível artístico, quer humano, permitindo no final a todos uma experiência inolvidável. Ao nível da Banda Desenhada, ao nível da Língua e à escala planetária.


Autores em exposição no Museu Regional de Beja - Convento da Conceição: Alexandre Soares (Brasil), Altino Chindele (Angola), Álvaro (Portugal), Ana Saúde (Portugal), André Barroso (Brasil), Andreia Rechena (Portugal), Bocolo (Angola), Carlos Rocha (Portugal), Carnott Júnior (Angola), Fábio Moon (Brasil), GEvan (Portugal), Gildo (Angola), Inês Freitas (Portugal), Joana Afonso (Portugal), João Mascarenhas (Portugal), Júlio Pinto (Angola), l.indomar de Sousa (Angola), Marcelo d'Salete (Brasil), Marta Patalão (Portugal), Miguel Mendes (Portugal), Nelo Tumbula (Angola), Olímpio de Sousa (Angola), Paulo Monteiro (Portugal), Rita Vilela (Portugal), Sai Rodrigues (Cabo Verde), Tiago Abrantes (Angola), Wander Antunes (Brasil) e Zorito Chiwanga (Moçambique).